Vazamento de óleo.
O vazamento de óleo no retentor da haste da embreagem é um trabalho comum realizado nas oficinas mecânicas, o problema acontece principalmente com os modelos da Titan150 e Bros 150, com as demais motocicletas também ocorrem más com menos frequência.
Posso deixar vazando?
Não pode! Alem do problema estético com a sujeira que acumula na tampa, temos o problema mais grave, que é a baixa de óleo que lubrifica o motor, é importante saber que o óleo que esta vazando no retentor é o mesmo óleo que você troca periodicamente.
A grande pergunta é: Será que eu mesmo consigo trocar?
Te garanto que sim, você mesmo pode trocar este retentor!
E ae? Sentiu que consegue resolver o problema?
Vou te dar mais algumas dicas que você pode estar com dúvidas! Além de desmontar a tampa direira do motor (tampa da embreagem), você precisa soltar o estribo, o escapamento, e esgotar o óleo.
Óleo – O ideal é você esgotar e colocar sempre novo, mas se você precisar reaproveitar o mesmo óleo é possível, desde que não contamine com sujeira e não tenha perca ao repor,(se necessário pode completar o que perdeu).
Junta da embreagem – Se a junta da tampa sair perfeita, sem quebras você pode reaproveitar e montar a mesma, normalmente as juntas originais saem perfeitas, neste caso você pode usar a mesma. Quando você desmontar a tampa a junta original vai ficar colada sempre na tampa da embreagem, no motor pode ficar alguns poucos papéis superficiais da junta no bloco do motor, neste caso você nao raspe estas superfícies, deixe como esta, ao montar a junta eles ajudarão a vedar. Em caso de juntas paralelas elas não são reaproveitáveis, sempre se deve trocar. Como sei se a junta é paralela? As juntas paralelas já se soltam das tampas, impossível confundir ;).
Chega de conversa, coloque um papelão no chão, uma roupa velha (pra mulher não endoidá. rsrs), não esqueça da cerveja “para depois do trabalho para comemorar”.
O que mais eu preciso retirar da motocicleta?
Você precisa retirar o escapamento e o estribo e claro, esgorar o óleo. Depois da troca do retentor como demostrado no vídeo, é repor o óleo, e montar as demais peças.
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Um abraço e até a proxima aula 😀
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